top of page

Fidelização, relacionamento e a tal conversão em tempos de pandemia...

  • Foto do escritor: Thais Kapp
    Thais Kapp
  • 1 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Há muito se parou de falar em fidelização de clientes, políticas de relacionamento, pós venda e tudo aquilo que não é conversão imediata em vendas.


No mundo do "instantâneo" e "digital" esquecemos do cliente fiel, que conversa com os amigos sobre as marcas que consome, que indica um produto atribuindo valores sobre a qualidade, custo/benefício e empatia com a marca.

Esquecemos daquele que promove tudo aquilo que nos esforçamos para falar através da rede social, do e-mail marketing, do site, do atendimento e através do nosso produto, esquecemos do cliente fiel.


Além de um valiosíssimo parceiro na divulgação, o cliente fiel também é aquele que nos dá feedback, é aquele que usa as ferramentas de avaliação e, em tempos de pandemia, se pega preocupado com os negócios que valoriza e esta é mais uma oportunidade para as marcas que preservam e cultivam esse relacionamento.


As políticas de relacionamento são outro ponto, talvez ainda mais importante, porque devem ser pensadas para todos os públicos: o que já é cliente e deve ser fidelizado, o potencial cliente, o formador de opinião, os colaboradores e mais tantos outros públicos envolvidos em um negócio.


Ter políticas de relacionamento estrategicamente pensadas e aplicadas na sua operação é muito mais do que prospectar vendas. São processos de contato com os diversos públicos, previamente pensados de acordo com o objetivo do relacionamento e com a potencialidade de resultado que cada um oferece.

Para cada público se estabelece um objetivo, um percurso de relacionamento e uma métrica para acompanhamento.

Sabia que a maioria dos compradores de tip top de bebês, por exemplo, não são os pais e mães?
Quem está decidindo sobre o delivery dos idosos ou a refeição dos adolescentes em casa?

É preciso refletir e analisar:

  • Quem é o seu público alvo?

  • Quais as fontes que ele consulta para decidir a compra?

  • Quais os critérios de escolha?

  • Com quem ele conversa sobre uma experiência de compra?

  • Qual o seu objetivo com esse público?

A partir desta análise deve se estabelecer os canais de relacionamento com cada público e traçar caminhos para alavancar suas vendas através de todas as oportunidades identificadas, com políticas claras de relacionamento para cada agente deste processo.


Muitas vezes perdemos grandes oportunidades por acreditarmos que só existe um caminho até o seu cliente, não se engane, existem muitos e alguns deles podem ser muito mais concretos e de menor custo.

É tempo de refletir, é tempo de planejar, de ser estratégico e, principalmente, DE AGIR!

Não procure culpados pelos problemas da sua empresa, peça ajuda e encontre soluções.

Comments


bottom of page