top of page

Estruturar canais e ter estratégia de relacionamento são mais urgentes do que gerar conteúdo!

  • Foto do escritor: Thais Kapp
    Thais Kapp
  • 6 de out. de 2020
  • 2 min de leitura

Ter calma não significa ser lento..., mas sim se tornar mais assertivo.

Organização, planejamento e calma!


Muitos cursos, dicas e cartilhas online. Muito conteúdo sobre como gerar conteúdo e uma avalanche de sugestões para o "seu negócio converter mais".


CUIDADO!

Não sugiro cautela por não se tratarem de verdades sobre o mundo do marketing físico e digital, mas sim por gerar uma ansiedade e velocidade incompatíveis com o que um empresário ou uma empresa sem departamento especializado conseguem fazer. E isso nos transforma em repetidores, automatizados, sem penso, sem lógica, sem estratégia e às vezes até sem objetivo.


Já falei diversas vezes sobre a importância de termos uma estratégia clara e objetiva para então entrar em ação, e o que quero trazer com este texto é a atenção a essa onda que tanto se repete de PRODUÇÃO DE CONTEÚDO.


É claro que temos que ter conteúdo nas comunicações e espaços que as marcas ocupam, mas de onde vem este conteúdo?

O que te inspira a contar uma história, dar uma dica, compartilhar uma receita?

Essa inspiração precisa vir da estratégia do seu negócio, do canal para o qual se está produzindo determinado conteúdo e do objetivo que se tem compartilhando ele.


Esqueça as "receitas de bolo" do marketing e reflita:

  • Onde está meu público? Será que ele está nas redes sociais, em sites e outras plataformas digitais? E no universo offline, onde ele circula? Analise dias, horários, o comportamento do consumidor como um todo naquele canal. Dica: tem bastante ferramenta disponível para te ajudar nessa análise.

  • O que ele está buscando em determinado canal? Ele está em busca de um conteúdo técnico e profissional ou de um entretenimento e momento de lazer?

  • Quais canais eu consigo abastecer e com qual frequência? Essa é um pouco mais difícil porque as "receitas de bolo" também te dizem a quantidade de conteúdo a ser gerado, o que normalmente inviabiliza ou produz ainda mais ansiedade. Não pense no ideal, pense no que é possível e se existe como regular a dose com o passar do tempo e adquirindo mais "prática". Ao analisar essas respostas reflita novamente a quantidade de canais que serão ativados e se a estratégia idealizada é viável para o seu momento.

  • Para onde eu quero que meu público siga depois de acessar esse conteúdo? Sim, porque só despejar conteúdo não gera muito resultado, concorda? É preciso conhecer o caminho que seu público percorre, mapear onde sua marca deve estar presente e qual o caminho que você gostaria que ele seguisse a partir do conteúdo que você gerou.


Importante também ressaltar que nem todo conteúdo gerado deve gerar conversão, existem diversas formas de compartilhar conteúdo para relacionamento. Inclusive estes costumam ser os melhores conteúdos e que, quando bem administrados, geram os melhores resultados.


O relacionamento é a chave para a manutenção de tudo que a marca faz, do post na rede social, ao feedback do cliente após conversão. O relacionamento com o seu público gera conteúdo para o seu negócio, traz melhorias para os seus processos e é onde mora a grande diferença entre publicidade e marketing.


Mas essa diferença a gente deixa para debater em um próximo conteúdo da TK. ;)


Boa reflexão, e conta comigo!



Comments


bottom of page