"Estamos atendendo pelo WhatsApp"
- Thais Kapp
- 15 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

Já era uma tendência de mercado muito antes da pandemia, mas agora o WhatsApp passa a ser uma realidade fundamental no atendimento, prospecção, relacionamento e vendas das empresas de todos os tipos.
E como o seu negócio está neste canal? É preciso avaliar, mensurar a taxa de conversão, e principalmente profissionalizar este atendimento.
Você pode utilizar o WhatsApp comum ou o Business neste momento, ambos podem ser profissionalizados (lembre-se que o importante é começar). Mas é importante saber que a ferramenta do WhatsApp para negócios oferece diversas funcionalidades muito úteis como: horário de atendimento, catálogo de produtos e serviços, utilidades para gerenciamento de contatos (clientes, fornecedores, prospecção de novos clientes, etc) e agora lançou a funcionalidade de envio e recebimento de dinheiro direto pelo WhatsApp.

Aqui vão algumas dicas para você avaliar se está fazendo bom uso e explorando as funcionalidades disponíveis pelo WhatsApp no seu negócio:
Apresentação: confira o avatar, nome e status (recado) do seu perfil. No caso do WhatsApp Business o perfil tem muitas outras opções e informações.
Velocidade: o cliente que entra em contato tem uma expectativa de tempo de atendimento, normalmente de 15 à 30min, dentro do seu horário de atendimento. Avalie e faça o melhor dentro do seu tempo. Um alerta automático de que você pode demorar 'xx' tempo para responder pode minimizar desconfortos.
Informação: mantenha em mente que o seu cliente não tem o mesmo conhecimento sobre o funcionamento do seu negócio e informe!
Cordialidade: sim, se reconhece simpatia por mensagem de texto. Seja simpático, cordial e atencioso, assim como se deve ser no atendimento presencial.
Atenda: não dê outros caminhos para contato. Se o cliente entrou em contato por este canal é porque espera ser atendido nele. Simplifique e busque resolver todas as questões neste atendimento.
Gerencie contatos: o número de celular é um contato valiosíssimo, que deve ser gerenciado, armazenado e tratado como o seu malling e seu canal de contato com clientes, fornecedores, potenciais clientes e outros.
Mensure e avalie: de tempos em tempos faça um levantamento. Analise quantos contatos foram feitos, quais os motivos de contato e qual o desdobramento deles. Avalie se eles resultaram em vendas, se acontecem para dúvidas e informações ou se são por outros motivos.
Lembre-se: o WhatsApp pode ser uma ferramenta de atendimento passivo e/ou ativo. É fundamental organizar a sistemática de atendimento para gerar uma imagem positiva e obter os melhores resultados.
Existem diversas formas de profissionalizar o seu atendimento de forma prática, humanizada (sem robôs, por favor!), objetiva e segura para a sua empresa. Além de atender também existem diversas técnicas para ativação de mailling pelo WhatsApp como envio de ofertas e novidades, por exemplo.
O importante é desenvolver uma metodologia aplicável a sua realidade, gerando resultados positivos e sem frustrações.
No digital ou presencial atenda com qualidade e objetivo!
Comments