Presença digital! Onde está a sua marca?
- Thais Kapp
- 17 de jul. de 2020
- 3 min de leitura

A sua empresa já tem uma presença digital, quer você tenha trabalhado ela ou não... Como você quer ser visto e percebido HOJE?
É preciso organizar a imagem do seu negócio no on e no offline, analisar onde está aparecendo, por quem tem sido visto, como tem sido percebido, alinhar o discurso de acordo com os seus valores e metas e mais do que tudo: ser objetivo, transparente e real!
Mas vamos às dicas para você pensar sua presença digital.
Comece com as perguntas básicas: O quê? Onde? Para quem? Como?

O quê você precisa comunicar no mundo digital?
Onde você precisa estar para comunicar?
Para quem é essa comunicação?
Como essa comunicação deve ser disponibilizada (qual a linguagem adequada)?
O questionamento do que comunicar pode parecer óbvio, mas ele deve ser pensado para o mundo digital pela ótica do que é relevante e atrativo para o seu público. Os meios digitais demandam maior assertividade na comunicação por diversos fatores, principalmente pela "velocidade" que o usuário se movimenta na web. Fique atento aos seus objetivos, foque nas metas e não desvirtue delas sem dados fundamentados para isso.

Aonde a sua marca precisa estar é de suma importância para evitar desperdício de energia e recursos. Sua marca não precisa estar em todos os canais e plataformas, ela precisa sim estar de forma objetiva, atualizada e atraente, nos canais e plataformas que o seu público busca ou interage com o tema do seu negócio. Muitas vezes na ânsia de ter uma ampla presença digital abrimos várias frentes e canais que acabam não sendo mantidos ou gerando mais trabalho do que resultado para a empresa.
Esse movimento pode nos levar ao desperdício de recursos humanos e financeiros. Se investe um valor, por exemplo, para construir um blog que acaba por nunca ser atualizado. Ou um grande investimento de patrocínios em mecanismos de busca para levar ao seu site, que não está pronto para converter o visitante em cliente. Analise onde estar presente neste amplo mundo digital.

E para quem se comunica tudo isso? Essa talvez seja a pergunta fundamental para estabelecer a estratégia da sua presença digital (Isso sem falar da importância dessa resposta para todas as outras áreas da sua empresa). Seu público não se limita ao consumidor. Como já comentei em outro post temos diversos públicos com papeis distintos para cada negócio, e todos eles acabam por influenciar o público consumidor de alguma forma.
No digital esses públicos têm hábitos de navegação, linguagens e interesses específicos. Além disso, os canais e plataformas com quem eles interagem e buscam soluções para as suas necessidades, também diferem. Daí a influência do público alvo da comunicação em todos os outros aspectos (como, aonde e para que).
E por fim, mas longe de não ser importante, a linguagem utilizada.
Cada canal, plataforma, cada ferramenta disponível tem uma linguagem apropriada. Essa linguagem varia conforme o usuário e o perfil de navegação.
A linguagem está no formato da comunicação: vídeos, textos, imagem, streaming, etc. Varia também de acordo com o perfil da empresa, se deve ser um conteúdo mais descontraído ou mais sério e técnico, por exemplo.
Presença digital não é apenas sobre estar presente, mas sim sobre como a sua marca está presente, para quem e aonde. É preciso ser estratégico, mensurar os resultados intermitentemente e agir sem medo!
O mundo online permite testar mais e mais barato.
Analise, teste, avalie, corrija, pergunte, arrisque e SE FAÇA PRESENTE, de fato!

Comments