Oriente e reeduque o seu cliente!
- Thais Kapp
- 8 de jun. de 2020
- 2 min de leitura

"Meu cliente só me dá dor de cabeça"
Cuidado! É preciso educar o seu cliente sobre como a sua empresa funciona e a melhor forma de consumir seus serviços/produtos. Se você faz tudo que o seu cliente quer e aceita tudo que ele faz no seu negócio você pode estar prejudicando a sua empresa, ficando sobrecarregado ou desgastando sua equipe, e ainda gerando insatisfação no seu cliente.
Se você está com atendimento ao público no seu estabelecimento, ou se está atendendo somente no digital: ORIENTE seu cliente!
Explique para ele como o seu negócio funciona e como ele pode ter uma experiência segura, completa e que atenda as expectativas dele sem abusos nem descumprimento das normas. Muitas vezes ele pode ficar insatisfeito simplesmente porque criou uma outra expectativa, porque não tinha informação sobre como seria o serviço/produto.
Reeduca-lo para o chamado 'novo normal' pode ser um bom caminho. Informação e diálogo são os antídotos para os problemas nessa relação empresa-consumidor.
Explique como funcionam seus horários e formas de consumo (delivery, encomendas, take away ou no local)
Exponha, de forma estratégica, as condições de consumo (tempo de espera e forma de envio de encomendas, formato do serviço em loja, condições dos produtos e formas de conservação, etc)
Converse, explique, seja transparente!
Empatia pode ajudar também no cumprimento das regras como uso de máscaras, álcool gel nas mãos e todas as medidas obrigatórias (ou não), para segurança da sua equipe e dos seus clientes. Mostre para o seu cliente que as orientações são para todos e que, ao não cumpri-las, o cliente pode estar prejudicando o seu negócio, além de colocar em risco a segurança de todos.
Disponibilize essas informações em todos os seus canais de comunicação e também no seu espaço físico. Cartazetes, vídeos sobre segurança, tags no take away e, principalmente, treinamento da sua equipe de atendimento.
"Se você for verdadeiro, eles irão reconhecer."
Bons negócios!
Comments